Ar-condicionado: não esquente com o trânsito
A falta de uso regular do ar condicionado é a principal causa dos problemas no sistema. É recomendado ligar o sistema de 15 a 30 minutos pelo menos uma vez por semana. Isso faz o gás refrigerante circular e purifica os componentes.
Outro problema comum é o acúmulo de impurezas no filtro de ar condicionado, também chamado de filtro de cabine. Isso prejudica o desempenho do aparelho, causa proliferação de fungos e mau cheiro. Esse fungos surgem em aparelhos com má manutenção ou devido a entrada de sujeira no sistema, é comum haver folhas de árvores, poeira, pedaços de insetos e cabelo que ficam no aparelho e começam a se decompor, propiciando o mau cheiro.
Os filtros são projetados para durar, no máximo 15 mil km. ou um ano, mas dependendo das condições em que o veículo trafega, esse período pode ser reduzido. Portanto, recomenda-se trocar o filtro de ar condicionado nesta periodicidade.
Quando o filtro é substituído, há necessidade de realizar o serviço de higienização do sistema, que consiste na limpeza via aplicação de produto por nebulizador ligado no interior do veículo para livrar o sistema de ácaros e fungos das tubulações.
Outra recomendação é acionar o ar condicionado somente após dar a partida no motor, pois neste caso com o compressor desligado, diminui a força do motor de arranque na partida, preservando mais os componentes.
A falta de manutenção do sistema de ar condicionado pode causar:
- Problemas de ácaros e outras bactérias prejudiciais à saúde, além de odores indesejáveis;
- Ressecamento das tubulações , caso o ar condicionado não seja ativado pelo menos uma vez por semana;
- Vazamento de gás, prejudicando a lubrificação do compressor.